Embora pareça uma nova tendência, a verdade é que a Aromaterapia é uma prática bem mais antiga, mas que ultimamente tem conquistado várias pessoas através da difusão de óleos essenciais para fins terapêuticos, estéticos e para melhoria do bem-estar e tornando-se cada vez mais utilizada como medicina alternativa ou terapia complementar.
O que é Aromaterapia?
A palavra aromaterapia deriva do termo grego “aroma”, que significa odor agradável e “therapeia”, que significa tratamento, ou seja, um “tratamento através de odores agradáveis”. A aromaterapia utiliza óleos essenciais 100% puros, aproveitando a sua composição química completa natural.
Embora o uso de óleos e incensos fosse comum nas antigas civilizações, foi apenas no século XX, na França, que o químico René Maurice Gattefosseque sofreu um acidente no seu laboratório, onde queimou uma das suas mãos. Ao utilizar um pouco de óleo de lavanda sobre a queimadura, ficou surpreendido com o efeito curativo do óleo e publicou esta informação no seu livro, mencionando o termo aromaterapia.
Desde então, esta pseudociência tem passado por diversos estudos pela Neurologia, Psicologia, Imunologia entre outras ciências, que investigam e a avaliam o impacto desta terapia na melhoria de qualidade de vida, do bem-estar físico e psicológico.
Benefícios de aromaterapia
- Alivia os sintomas de ansiedade, insónia, irritabilidade, depressão, asma, falta de energia ,constipação;
- Alivia as dores de cabeça, musculares, articulares, enxaquecas, artrite;
- Estimula o foco e a concentração;
- Promove o equilíbrio e bem-estar do corpo e da mente;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Na aromaterapia apenas são usados produtos naturais.
Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos através de destilação a vapor ou de prensagem a frio das flores, folhas, caule ou raízes das plantas, sendo depois diluídos noutro óleo ou utilizados puros.
Podem ser aplicados diretamente na pele, pulverizados no ar, utilizados em difusores, inalados ou diluídos na água do banho. Ao serem utilizados em massagens, proporcionam momentos de relaxamento que estimulam os nossos nervos do nariz através das suas fragrâncias, enviando sinais ao nosso cérebro através de memórias e emoções.
Há uma grande variedade de óleos essenciais, pode ser escolhido pelo seu aroma favorito, pelos efeitos relaxantes, revigorantes, energizantes, que ajudam a combater determinados estados físicos e psicológicos.
Atenção, muito importante:
Alguns óleos essenciais, como o óleo de eucalipto, são extremamente tóxicos quando ingeridos, mesmo em pouca quantidade, pelo que aconselhamentos sempre a informar-se primeiro sobre o modo de utilização;
A aromaterapia é particularmente perigosa durante a gravidez, uma vez que alguns óleos podem causar contrações do útero, como os óleos de: zimbro, alecrim ou sálvia. Deverá sempre informar o seu médico do óleo que deseja utilizar, para obter o seu parecer médico.
Óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia e seus benefícios
Lavanda – Um dos óleos mais procurado, tem um aroma doce, fresco e suave. Efeitos calmantes e relaxantes, ajuda com as insónias, alivia stress, dor de cabeça, problemas respiratórios
Alecrim – Com um cheiro herbáceo e amadeirado, favorece o aumento da vitalidade, alivia a dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, estimula a memória e a concentração-
Eucalipto – Extremamente benéfico para o tratamento de doenças respiratórias, alivia as dores de cabeça, febre, dores musculares, enxaquecas. Também estimula a atividade mental, ajuda a clarear as ideias, ajuda a relaxar, hidrata e revitaliza a pele.
Limão – Tem um aroma cítrico, vibrante e fresco, que ajudará a reduzir o stress, ansiedade, falta de energia, aumenta o foco e concentração. Para além de que, reforça o sistema imunitário e digestivo, alivia dores de cabeça, febre e constipações.
Canela – Possui um aroma doce e picante. Reduz o cansaço físico e mental, a irritabilidade e a falta de concentração. Alivia as dores menstruais, de cabeça e tonturas.
Jasmim –Com um aroma doce refinado, peculiar e floral e com propriedades calmantes e relaxantes. Aumenta a líbido, melhora o humor, alivia os sintomas de stress, ansiedade, irritação e depressão.
Bergamota – Este óleo essencial, de cheiro cítrico, frutado, doce e fresco é ideal para criar uma sensação de relaxamento e felicidade. Alivia o stress, ansiedade, tensão, sensação de medo, depressão pós-parto, constipações e gripes. Estimula a criatividade, autoconfiança, na clareza mental e no foco.
Camomila – Tem excelentes propriedades calmantes e alivia a irritação, stress, depressão, a impaciência, dores de cabeça, enxaquecas, ajuda na TPM e outros problemas menstruais e da menopausa.
Sândalo – Com um aroma envolvente, amadeirado e terroso tem efeitos calmantes, tranquilizantes e relaxantes. Reduz o stress, tensão muscular, dor no peito e aumento da líbido.
Ylang Ylang – Alivia sintomas de ansiedade, stress, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais. Aumenta o seu positivismo, auto estima e melhora a saúde do seu cabelo e pele.